Exercícios de Recuperação
Aqui temos exercícios resolvidos, mais básicos, para relembrarmos dos primeiros conceitos:
REPETIÇÕES:
1) Faça um programa que mostre os números de 1 a 10 na tela.
#include<stdio.h>
int main()
{ int i;
for(i=1; i<=10; i++)
{ printf("%d\n", i);
}
return 0;
}
2) Faça um programa que mostre os números de 10 a 1 na tela.
#include <stdio.h>
int main () {
int contador;
for (contador = 10; contador >= 1; contador--){
printf ("%d\n", contador);
}
return 0;
}
3) Faça um programa que mostre os números pares de 2 a 20 na tela.
#include<stdio.h>
int main()
{ int i;
for(i=2; i<=20; i=i+2)
{ printf("%d\n", i);
}
return 0;
}
4) Faça um programa que mostre os números ímpares de 77 a 63 na tela.
#include<stdio.h>
int main()
{ int i;
for(i=77; i >= 63; i=i-2)
{ printf("%d\n", i);
}
return 0;
}
5) Faça um programa que mostre a tabuada de um número na tela; o número será escolhido pelo usuário.
#include<stdio.h>
int main()
{ int i, n;
printf("Entre com um número inteiro: ");
scanf("%d", &n);
printf("\nTabuada do %d:\n", n);
for(i=1; i <= 10; i++)
{ printf("%d X %d = %d\n", i, n, i*n);
}
return 0;
}
VETORES:
1) Faça um programa que crie um vetor de 10 números inteiros, coloque nele os primeiros 10 números pares (0, 2, 4, 6, 8, ..., 18) e mostre este vetor na tela.
#include<stdio.h>
int main()
{ int vet[10];
int i;
//colocando valores pares no vetor
for(i=0; i<10; i++)
{ vet[i] = 2*i; //0, 2, 4, 6, 8, ..., 18
}
//mostrando o vetor na tela
printf("Mostrando o vetor na tela:\n\n");
for(i=0; i<10; i++)
{ printf("vet[%d] = %d\n", i, vet[i]);
}
return 0;
}
2) Faça um programa que crie um vetor de 5 números, peça a digitação deles, armazene-os no vetor e mostre a soma destes e a média aritmética deles na tela.
#include<stdio.h>
int main()
{ double vet[5];
int i;
printf("Entre com 5 números:\n\n");
for(i=0; i<5; i++)
{ scanf("%lf", &vet[i]);
}
//calculando a soma deles
double soma = 0;
for(i=0; i<5; i++)
{ soma = soma + vet[i];
}
double media = soma / 5;
printf("\nSoma = %lf\n", soma);
printf("\nMedia = %lf\n", media);
return 0;
}
3) Faça um programa que crie um vetor de 5 números, peça a digitação deles, armazene-os no vetor e mostre o produto destes e a média geométrica* deles na tela.
*Media Geométrica = Raiz-enésima (Produtória( elemetos)) = Produtória( elemetos) ^ (1.0/N)
#include<stdio.h>
#include<math.h>
int main()
{
double vet[5];
int i;
printf("Entre com 5 números:\n\n");
for(i=0; i<5; i++){
scanf("%f", &vet[i]);
}
//calculando o produto deles
double produto = 1;
for(i=0; i<5; i++)
{ produto = produto * vet[i];
}
double mediageometrica = pow(produto, 1.0/5);
printf("\nProduto = %f\n", produto);
printf("\nMedia Geometrica = %f\n", mediageometrica);
return 0;
}
MATRIZES:
1) Faça um programa que some todos os números da matriz
#include<stdio.h>
int main()
{ int mat[4][3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}, {10,11,12}}; //matriz 4x3 já populada
int i, j, soma = 0;
//percorrer uma matriz envolve variar linha num laço
//e coluna noutro laço, dentro do primeiro
for(i=0; i<4; i++)
{ for(j=0; j<3; j++)
{ soma = soma + mat[i][j];
}
}
printf("A soma dos elementos da matriz vale %d\n", soma);
return 0;
}
2) Faça um programa que some todos os elementos que estão em linhas ímpares em uma matriz e mostre a resposta.
#include<stdio.h>
int main()
{ int mat[4][3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}, {10,11,12}}; //matriz 4x3 já populada
int i, j, soma = 0;
//percorrer uma matriz envolve variar linha num laço
//e coluna noutro laço, dentro do primeiro
for(i=1; i<4; i=i+2) //1, 3.. linhas ímpares
{ for(j=0; j<3; j++)
{ soma = soma + mat[i][j];
}
}
printf("A soma dos elementos que estao em linhas impares vale %d\n", soma);
return 0;
}
3) Faça um programa que procure um elemento dentro de uma matriz e avise se achou ou não.
#include<stdio.h>
#include<stdbool.h>
int main()
{ int mat[4][3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}, {10,11,12}}; //matriz 4x3 já populada
int i, j, x;
printf("Digite um numero para procurar:");
scanf("%d", &x);
bool achei = false; //variável bandeira (flag)
//percorrer uma matriz envolve variar linha num laço
//e coluna noutro laço, dentro do primeiro
for(i=0; i<4; i++)
{ for(j=0; j<3; j++)
{ if(mat[i][j] == x)
{ printf("Achei o numero %d na linha %d e coluna %d\n", x, i, j);
achei = true; //atualizo a variável bandeira (flag)
i=4; //caio fora do loop externo
break; //caio fora do loop interno
}
}
}
if (!achei) printf("O elemento %d nao existe na matriz.\n", x);
return 0;
}
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