Exercícios de Recuperação

Aqui temos exercícios resolvidos, mais básicos, para relembrarmos dos primeiros conceitos: 


REPETIÇÕES:


1) Faça um programa que mostre os números de 1 a 10 na tela.


#include<stdio.h>

int main()

{ int i;

for(i=1; i<=10; i++)

{ printf("%d\n", i);

}

return 0;

}


2) Faça um programa que mostre os números de 10 a 1 na tela.


#include <stdio.h>


int main () {

int contador;

for (contador = 10; contador >= 1; contador--){

printf ("%d\n", contador);

}

return 0;

}



3) Faça um programa que mostre os números pares  de 2 a 20 na tela.


#include<stdio.h>

int main()

{ int i;

for(i=2; i<=20; i=i+2)

{ printf("%d\n", i);

}

return 0;

}


4) Faça um programa que mostre os números ímpares de 77 a 63 na tela.


#include<stdio.h>

int main()

{ int i;

for(i=77; i >= 63; i=i-2)

{ printf("%d\n", i);

}

return 0;

}


5) Faça um programa que mostre a tabuada de um número na tela; o número será escolhido pelo usuário.

#include<stdio.h>

int main()

{ int i, n;

printf("Entre com um número inteiro: ");

scanf("%d", &n);

printf("\nTabuada do %d:\n", n);

for(i=1; i <= 10; i++)

{ printf("%d X %d = %d\n", i, n, i*n);

}

return 0;

}



VETORES:


 1) Faça um programa que crie um vetor de 10 números inteiros, coloque nele os primeiros 10 números pares (0, 2, 4, 6, 8, ..., 18) e mostre este vetor na tela.


#include<stdio.h>

int main()

{ int vet[10];

int i;

//colocando valores pares no vetor

for(i=0; i<10; i++)

{ vet[i] = 2*i; //0, 2, 4, 6, 8, ..., 18

}

//mostrando o vetor na tela

printf("Mostrando o vetor na tela:\n\n");

for(i=0; i<10; i++)

{ printf("vet[%d] = %d\n", i, vet[i]);

}

return 0;

}


2) Faça um programa que crie um vetor de 5 números, peça a digitação deles, armazene-os no vetor e mostre a soma destes e a média aritmética deles na tela.


#include<stdio.h>

int main()

{ double vet[5];

int i;

printf("Entre com 5 números:\n\n");

for(i=0; i<5; i++)

{ scanf("%lf", &vet[i]);

}

//calculando a soma deles

double soma = 0;

for(i=0; i<5; i++)

{ soma = soma + vet[i];

}

double media = soma / 5;

printf("\nSoma = %lf\n", soma);

printf("\nMedia = %lf\n", media);

return 0;

}


3) Faça um programa que crie um vetor de 5 números, peça a digitação deles, armazene-os no vetor e mostre o produto destes e a média geométrica* deles na tela.


*Media Geométrica = Raiz-enésima (Produtória( elemetos)) = Produtória( elemetos) ^ (1.0/N)


#include<stdio.h>

#include<math.h>

int main()

{

double vet[5];

int i;

printf("Entre com 5 números:\n\n");

for(i=0; i<5; i++){

scanf("%f", &vet[i]);

}


//calculando o produto deles

double produto = 1;


for(i=0; i<5; i++)

{ produto = produto * vet[i];

}


double mediageometrica = pow(produto,  1.0/5);

printf("\nProduto = %f\n", produto);

printf("\nMedia Geometrica = %f\n", mediageometrica);

return 0;

}




MATRIZES:


1) Faça um programa que some todos os números da matriz

#include<stdio.h>

int main()

{ int mat[4][3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}, {10,11,12}}; //matriz 4x3 já populada

int i, j, soma = 0;

//percorrer uma matriz envolve variar linha num laço

//e coluna noutro laço, dentro do primeiro

for(i=0; i<4; i++)

{ for(j=0; j<3; j++)

{ soma = soma + mat[i][j];

}

}

printf("A soma dos elementos da matriz vale %d\n", soma);

return 0;

}


2) Faça um programa que some todos os elementos que estão em linhas ímpares em uma matriz e mostre a resposta.


#include<stdio.h>

int main()

{ int mat[4][3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}, {10,11,12}}; //matriz 4x3 já populada

int i, j, soma = 0;

//percorrer uma matriz envolve variar linha num laço

//e coluna noutro laço, dentro do primeiro

for(i=1; i<4; i=i+2) //1, 3.. linhas ímpares

{ for(j=0; j<3; j++)

{ soma = soma + mat[i][j];

}

}

printf("A soma dos elementos que estao em linhas impares vale %d\n", soma);

return 0;

}


3) Faça um programa que procure um elemento dentro de uma matriz e avise se achou ou não.


#include<stdio.h>

#include<stdbool.h>

int main()

{ int mat[4][3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}, {10,11,12}}; //matriz 4x3 já populada

int i, j, x;

printf("Digite um numero para procurar:");

scanf("%d", &x);

bool achei = false; //variável bandeira (flag)

//percorrer uma matriz envolve variar linha num laço

//e coluna noutro laço, dentro do primeiro

for(i=0; i<4; i++)

{ for(j=0; j<3; j++)

{ if(mat[i][j] == x)

{ printf("Achei o numero %d na linha %d e coluna %d\n", x, i, j);

achei = true; //atualizo a variável bandeira (flag)

i=4; //caio fora do loop externo

break; //caio fora do loop interno

}

}

}

if (!achei) printf("O elemento %d nao existe na matriz.\n", x);

return 0;

}


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog